domingo, 1 de maio de 2011

Mitos e Verdades !!! Fique atenta a o que você ouve.

E só a mulher engravidar que as pessoas ao seu redor começam a lhe dar vários conselhos. Mas será que estes conselhos têm algum fundamento?
Você precisa estar bem atenta, pois alguns são confiáveis e outros são apenas mitos, ou podem acabar colocando a sua saúde ou a saúde do seu bebê em risco.

Abaixo você encontrará as frases mais comuns ditas pelos outros durante a época da gravidez, onde indicamos quais são verdadeiras e quais você deve ignorar.

As mulheres menstruam
durante a gravidez!

Depende: Algumas mulheres podem "menstruar" até o 4º mês, pois até esta data, o útero não está totalmente ocupado pelo saco gestacional e o endométrio livre, pode sangrar na época da provável menstruação devido a variações hormonais ocorridas nesta fase, mesmo durante a gestação. Mas isso é uma exceção à regra. Portanto, se você acha que está grávida e tem sangramento mesmo que na data certa, deverá procurar seu médico para que ele faça uma avaliação e descarte todas as possibilidades de sangramentos patológicos.

Sua barriga está pontuda!
Você vai ter um menino!

Mentira: Isso não passa de um desses folclores que resistem por gerações, e ninguém sabe sua origem e nem quando surgiu. O mesmo se aplica quando dizemos que "a barriga fica arredondada ao estar gerando uma menina".
A forma da sua barriga condiz apenas com a posição em que o bebê se encontra no útero, e pode se alterar por diversas vezes durante as quarenta semanas de gravidez.

Veja abaixo o que algumas formas da barriga representam:

Barriga Alta: Seu bebê está sentado ou ainda não "desceu" para se encaixar na região pélvica.

Barriga Baixa: Seu bebê está com a cabeça para baixo e já se encaixou na pélvis.

Barriga Pontuda: Seu bebê está mais na parte anterior da sua barriga.

Barriga Redonda: Seu bebê está de "atravessado" e o abdômen fica mais espalhado.

Se você tomar bastante leite,
você vai produzir mais
leite materno!

Mentira: São as alterações hormonais provocadas pela gravidez as responsáveis pela produção do leite materno, que começa ainda na gestação. A produção de leite após o nascimento é estimulada pelo próprio bebê, quando ele suga o seio materno.
Tomar mais leite com a intenção de aumentar a quantidade de leite materno não adianta nada, mas isto não quer dizer que o leite não seja necessário. Você deve tomar aproximadamente 3 copos de leite por dia, pois ele contem cálcio, um mineral super importante para seu organismo e para a formação do esqueleto do bebê.
 
Coma bastante vegetais escuros
durante a gravidez porque
seu bebê precisa muito deles!

Verdade: Os vegetais verde escuros, como a couve, o espinafre e o brócolis, são uma grande fonte de ácido fólico, um nutriente fundamental para o seu bebê, principalmente no primeiro mês, o qual evita defeitos do tubo neural. Além disso, eles são ricos em cálcio, ferro e vitaminas, como a A, a B2, a K e a E. Outras boas fontes de ácido fólico são os grãos (pão de trigo integral, por exemplo), as carnes, a cenoura, o feijão e a lentilha, a gema de ovo, etc.
Os defeitos no tubo neural acontecem 25 a 29 dias depois da mulher engravidar, e algumas das doenças relacionadas a estes defeitos são a anencefalia (falta de cérebro), espinha bífida, meningo-miolocele e encefalocele.

No 4º mês de gravidez você já pode
saber o sexo do seu bebê!
Depende:
A partir da 17º semana já é possível identificar o sexo do bebê, mas apenas se seu filho estiver numa posição favorável que permita que o órgão genital seja visto na ultra-sonografia. Um outro fator decisivo é a qualidade da imagem obtida pelo equipamento. Em muitos casos, o ultra-som 3D é mais eficaz.     

Coma banana!
Isso previne as câimbras!
Depende:
O aparecimento de câimbras é resultado da pressão do bebê sobre o sistema circulatório de algumas gestantes e nem sempre pode ser prevenido com o consumo de banana, que é um alimento rico em potássio, mineral cuja falta costuma causar essas contrações, normalmente na barriga da perna. As câimbras também podem ocorrer em razão da carência de cálcio, da falta de exercícios físicos regulares, do excesso de peso, de uma dieta sem sal, entre outros fatores.


Agora que você está grávida,
seu desejo sexual vai diminuir!
Depende:
Algumas mulheres dizem que seu desejo até aumenta, porque elas não têm mais a preocupação de usar métodos anticoncepcionais para evitar a gravidez. Outras dizem que estão tão felizes com a gravidez, que se sentem com mais vontade de fazer sexo. Entretanto, as alterações físicas que ocorrem na gestação, como por exemplo, o crescimento da barriga e os enjôos, podem gerar em algumas mulheres, desconforto nas relações sexuais. Além disso, o medo de machucar o bebê, cujo qual não tem nenhum fundamento, e a diminuição da auto-estima, são outros motivos que provocam a perda do desejo.

Agora que você está grávida,
sentirá mais calor que antes!

Verdade: A gestante sente mais calor que uma mulher que não está grávida, principalmente no primeiro e no último trimestre da gravidez. O aumento da temperatura se dá em razão do aumento de progesterona no organismo, um hormônio que interfere na sua temperatura corporal. Infelizmente isso não pode ser evitado, mas você pode amenizar esta sensação, bebendo muita água e usando roupas leves.


Se você tomar menos água na
gravidez, não irá tanto
ao banheiro!

Mentira:
A vontade de fazer xixi nada tem a ver com a quantidade de água que você bebe e deve ser encarada como uma alteração fisiológica natural e passageira. As frequentes idas ao banheiro são provocadas pela compressão que o útero exerce sobre sua bexiga, que tem a capacidade de contenção diminuída. Tomar bastante água durante a gravidez é muito importante, pois dessa maneira você diminui os riscos de infecção urinária, elimina as toxinas, regula a sua temperatura corporal, o funcionamento do seu intestino, o transporte de nutrientes e a lubrificação das suas células e tecidos, entre outras funções.
A vontade exagerada de urinar torna-se um problema quando é provocada por uma infecção nas vias urinárias, um mal frequente durante a gestação, e você deve ficar atenta aos seguintes e principais sintomas: Ardência no momento da micção, alteração na urina (quando ela fica mais escura e com cheiro forte) e eventual febre.

Tingir os cabelos não faz mal
nenhum ao seu bebê!

Mentira: Todas as tinturas têm sempre um pouco de amônia, uma substância contra-indicada, especialmente nos três primeiros meses de gestação, uma vez que ela entra na corrente sanguínea através do couro cabeludo. Depois desse período, como não se sabe ao certo se os produtos químicos para tingir e descolorir os cabelos são prejudiciais ao bebê, é recomendável que você não use. O ideal é procurar soluções alternativas, como a hena, que é comprovadamente segura.

Nenhum comentário:

Postar um comentário