sexta-feira, 6 de maio de 2011

Usar ou não usar a chupeta???

É cada vez maior o número de bebês que não usa chupeta no Brasil. É o que revela uma pesquisa do Ministério da Saúde.
chupeta-620
Nesta pesquisa foram ouvidos pais de 118 mil crianças com até um ano de idade em todo o país. E o surpreendente resultado apontou que o uso da chupeta caiu 26% nos últimos 9 anos em todo o Brasil.  Para os especialistas, a redução representa menos problemas de saúde no futuro. Segundo eles, os bebês que não usam chupeta tem menor propensão a desenvolver problemas dentários e respiratórios.
Apesar da redução apontada na pesquisa, muitos pais ainda utilizam a chupeta como uma forma de acalmar seus bebês. Mesmo sabendo que esta pode trazer problemas futuros para a criança incentivam seu uso, até mesmo em crianças que não querem colocando mel ou algo doce em sua ponta.
Alguns pais, ainda, ficam em dúvida (usar ou não usar a chupeta), mas acabam cedendo e oferecendo a chupeta aos seus filhos quando percebem que além da função nutritiva, a sucção também é uma fonte de prazer. Como normalmente toda fonte de prazer gera estabilidade e relaxamento, as mães utilizam a sucção não nutritiva (uso da chupeta) na tentativa de deixar o bebê mais tranqüilo.
Deste modo, pode-se perceber que, os benefícios do uso da chupeta são, principalmente, para os pais do que para os bebês. A chupeta é um recurso que as mães usam para facilitar o seu dia-a-dia. Muitas se utilizam deste artifício, na tentativa de diminuir seu sofrimento e angústia, por não conseguir compreender o que está acontecendo com a criança.
O choro da criança deve ser compreendido e interpretado principalmente nos primeiros meses de vida. Neste período esta é a única forma de comunicação utilizada pelo bebê para expressar suas diferentes emoções. Fique atenta, pois ao utilizar a chupeta para parar o choro de filho, muitas vezes, você deixará de suprir alguma de suas necessidades entre mamãe e filho.

Conclusão: NÃO USAR CHUPETA!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário