sexta-feira, 6 de maio de 2011

Tem um jeito mais fácil para o bebê mamar?

A maneira mais fácil e correta é quando o bebê abocanha uma grande parte da aréola, aquela parte mais escura do peito em volta do bico, deste modo ele consegue retirar o leite de forma eficaz. Isso também ajuda a manter uma boa produção de leite e protege o peito de rachaduras. A criança quando é amamentada numa posição correta tem uma boa pega e deste modo a mãe não sente dor e nem machuca o mamilo.

A posição também é importante: o bebê precisa estar retinho, sem torcer o pescoço, de frente para o peito, bem encostadinho no corpo da mãe (barriga com barriga), com o bumbum apoiado pela mão da mamãe.

Uma dica para o bebê abrir bem a boca e pegar bastante aréola: passe o bico do peito na parte que fica entre a boca e o nariz. A mamãe também deve estar confortável, com apoio para os pés, os braços ou para as costas. Usar travesseiros costuma ajudar.

Posições para amamentar:

  POSIÇÃO SENTADA (forma tradicional): A posição tradicional é a sentada, onde o bebê fica de frente pra mãe, barriga com barriga. Quanto mais colado estiverem, mais fácil é a amamentação. A cabeça do bebê deve estar apoiada na altura do cotovelo da mãe, mas livre para o movimentação, e o bumbum em sua mão.





POSIÇÃO SENTADA INVERSA (bola de futebol americano): Na posição sentada inversa, a mãe deve segurar o bebê como se fosse uma bola de futebol americano, colocando o corpinho debaixo de sua axila, com a barriga apoiada nas suas costelas. A mãe apoia o corpo do bebê com o braço e a cabeça com a mão. Essa posição facilita o bebê a pegar uma boa parte da auréola.


      POSIÇÃO ESPECIAL — Gêmeos: A maioria das mulheres tem leite suficiente para alimentar gêmeos. As dificuldades surgem porque é difícil cuidar de duas crianças simultaneamente. Um modo de amamentar gêmeos ao mesmo tempo é colocar as crianças com o corpo e pernas por baixo dos braços da mãe.

Nenhum comentário:

Postar um comentário